Reciclando Vidros

"A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem

Meu Processo de Reciclagem de vidro começa na captação dos resíduos, limpeza e classificação conforme tipo e tamanho dos vidros. O corte, feito com cortador de vidro manual e cuidando no manuseio sempre com os vidros quebrados, pontas e estilhas, e usando protector ocular. Logo após procede-se à limpeza dos vidros com pano embebido em álcool e presentados para a colocação dos ganchos (no caso dos pingentes e brincos) e sua pintura com esmaltes próprios para vidro, e deixando secar entre cada cor. Apôs secos os vidros são colocados dentro do forno para a fornada.

Na Fornada tem que se ter um controle do tempo e da temperatura, pois o vidro vá passando por diferentes estágios conforme a temperatura, e, no final da fornada, quando o forno atingiu a temperatura desejada, abrimos o forno, produzindo um choque térmico, e diminuição da temperatura do vidro para 650 graus, e fechando e deixando esfriar muito lentamente as peças até a temperatura ambiente, momento em que é possível abrir o forno para retirada das peças!

Nenhum comentário: